Sunday, March 15, 2009
Um Mundo Perfeito
Vale sempre a pena. E o essencial é mais uma vez uma boa história, saber filmá-la e entreter o espectador. De forma suave, sem fogos de artificio. Tudo em torno de uma moral humana sobre uma vida imperfeita em busca da absolvição. A confissão, por exemplo, não serviu de nada. No final, quem dá o melhor que tem, a mais não é obrigado. O tom de epílogo é para anunciar que acaba aqui?
Tuesday, March 03, 2009
Chuva Quente

Começou a chover à minha chegada. Não como habitualmente se espera, mas com gotas salpicadas, suficientes apenas para fazer parar o trânsito ainda mais e por mais tempo.
Por mais tempo «porque não cai toda de uma vez».
Por mais tempo «porque não cai toda de uma vez».
Assim se interpreta a natureza por cá.
No dia seguinte, um quinto dos trabalhadores nem sequer apareceu. E quando ao fim do dia sempre desabou toda de uma vez a chuva estival que tudo inunda, não se arrisca prever quantos vão faltar amanhã.
No dia seguinte, um quinto dos trabalhadores nem sequer apareceu. E quando ao fim do dia sempre desabou toda de uma vez a chuva estival que tudo inunda, não se arrisca prever quantos vão faltar amanhã.
Mas arrefeceu.
Friday, February 27, 2009
Não Uma, Mas Duas

Não era um grande investimento. Nem sequer irá alegrar ninguém. Mas a vida continua e continuará perto do passado. Por isso são duas parcelas e não só uma. E já agora, as árvores com história de uma delas irão certamente alegrar a vida da outra. Falta ainda uma figueira, mas de figos bons daqueles que nos alimentam o repouso e a memória. Não dos locais, que não deixam saudades.
Monday, February 23, 2009
A Moldura
Thursday, February 19, 2009
Silêncios Tristes
Monday, February 09, 2009
Gran Torino

Parece que o novo filme é mais um sucesso cinematográfico. Tem tido melhor aceitação que o anterior e estreará entre nós na Primavera. Aos 78 anos, ainda há quem acredite na diversão da filmagem e na arte do entretenimento como promessa aos espectadores. Desta vez vou procurar não faltar à estreia.
O que me tocou agora não era nem um original de 1964 nem o ícone do filme. Mas era vermelho como a imagem da irreverência que consagrou a memória dos famosos convertiveis da primeira geração. Um puro sangue simples mas com raça: «the pony car».Estava anunciado no aeroporto à chegada como um «cool car» e substituiu a reserva convencional por razões que não se conseguem explicar. Porque é que não se importam para a Europa?
Saturday, February 07, 2009
Torna-Viagem

Melhoraram com o tempo mas não aguentaram o desgaste de dez anos de uso regular. Fizeram muitas vezes as milhas aéreas de uma circumnavegação terrestre. Para os antigos territórios do Ultramar poderão ter feito meia centena de viagens. Atravessaram o Atlântico por algumas dúzias de vezes. Têm a marca das areias vermelhas africanas mais do que da chuva ou das alcatifas da metrópole.
Agora regressam para restauro na Nova Inglaterra à espera da devolução por correio expresso.
Wednesday, February 04, 2009
O Mistério
Saturday, January 31, 2009
A Sexta Geração

Por aqui ainda se contam as gerações de descendentes e as relações de parentesco.
Tal como por décadas a antiguidade das vinhas velhas.
Se em vez de Napoleão, a antiga senhora tivesse ordenado a classificação dos muitos «terroirs» que mandou cultivar, as vinhas que deixou na foz do Corgo estariam nos primeiros «crus». E de dez em dez, como as vinhas velhas do ponto mais alto virado a poente, também se fizeram agora vinte anos para visitar quem promove vinhos sérios, reservas, sousões e sabe cozinhar cabritos e rosbife como não terá comido o Barão de Forrester.
Subscribe to:
Posts (Atom)